Modelos de ensino baseados no jogo para a iniciação compreensiva do esporte.

Bunker e Thorpe (1982) desenvolveram o Teaching Games for Understanding (TGfU), traduzido como modelo de Ensino dos Jogos para Compreensão, como uma nova abordagem ao ensino do desporto centrada no jogo e no estudante/jogador com o objetivo de ultrapassar as limitações encontradas nas práticas tradicionais que utilizavam situações descontextualizadas. Desde então, a Educação Desportiva Integral tem ganhado um lugar na literatura em nível internacional. 

No entanto, surgiram variações, abordagens semelhantes ou adaptações culturais desse modelo pedagógico, o que levou à necessidade de criar um «termo guarda-chuva», que engloba todos eles, a chamada «Abordagem centrada no jogo». Numerosos artigos e livros foram publicados nas últimas décadas incorporando o grande potencial educacional dos vários Modelos Baseados no Jogo para aumentar a motivação na prática, na trans-ferência tática, no desenvolvimento da tomada de decisão dos jogadores e no desenvolvimento holístico da competência desportiva. No entanto, existe uma lacuna na educação desportiva em ambientes extracurriculares. 

Este livro apresenta sete capítulos, o primeiro fornece uma introdução aos Modelos Baseados no Jogo, destacando características e benefícios comuns na prática. A um nível prático, são apresenta-dos os seis capítulos seguintes. Cinco desses capítulos concentram-se em cada uma das categorias desportivas (desportos de invasão, rede e parede, campo e taco, alvo e desportos individuais), buscando fornecer estratégias para a sua utilização numa variedade de contextos. Finalmente, no último capítulo, é abordada a questão da hibridação ou combinação de modelos pedagógicos, em que são especificadas de um ponto de vista teórico-prático atualizado todas as hibridações que tenham sido utilizadas em um Modelo Centrado no Jogo com outros modelos pedagógicos para contrariar as possíveis limitações que a aplicação de um único modelo apresenta. 

Em suma, é um livro altamente recomendado para melhorar a qualidade da prática tanto para professores de Educação Física como para treinadores desportivos. Além disso, os estudantes relacionados com a educação ou a áreas de esportes podem aprender orientações metodológicas, na tentativa de desenvolver jogadores com alfabetização motora a partir de uma perspectiva holísti-ca, formando jogadores inteligentes e tendo em conta os valores positivos do esporte para promover estilos de vida ativos.

Publica un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *